Início

>

Blog

>

Post

Blog

Selo Mecânico, Como Funciona e para que Serve?

Na indústria de processos, a confiabilidade de equipamentos rotativos, como bombas, compressores, agitadores, misturadores, etc., é de extrema importância, o que depende em grande parte da capacidade de evitar vazamentos através de eixos. A indústria gastou bem mais de um bilhão de dólares anualmente no mundo em manutenção de equipamentos rotativos e uma quantidade substancial desse gasto foi relacionada a vazamentos através de eixos. Os selos mecânicos desempenham um papel importante na prevenção de vazamentos.

 

FUNÇÕES BÁSICAS DOS SELOS MECÂNICOS:

A vedação mecânica é uma das técnicas para selar a abertura formada entre um eixo rotativo e uma caixa de vedação estacionária. Esta situação é mais comumente encontrada em bombas centrífugas. Vedações mecânicas são usadas para evitar o vazamento de gases e líquidos em aplicações de eixos rotativos que excedam as capacidades dos vedantes radiais de eixo e da embalagem.   Uma face rotativa forma uma vedação com uma face de contato ou um anel de acoplamento. A operação bem sucedida depende da manutenção de uma fina película lubrificante de fluido entre as faces. Os selos mecânicos podem suportar altas pressões de operação, temperatura e velocidades de eixo e proporcionam uma vida útil mais longa com menos vazamento do que as vedações radiais. O custo inicial da vedação mecânica é alto em comparação com as embalagens macias. No entanto, a energia consumida, a manutenção e o tempo de inatividade gasto na renovação ou no aperto das embalagens superam o custo inicial dos vedantes mecânicos, que funcionam sem supervisão por muito tempo. Do ponto de vista ecológico, também as vedações são preferidas em relação às embalagens. As funções de selos mecânicos, estatisticamente e dinamicamente, podem suportar grandes mudanças de pressão, são compatíveis com muitos fluidos e funcionarão em aplicações onde a rotação do eixo muda de direção.   Selos mecânicos de design convencional e material podem ser selecionados para funcionar em pressões até 200 atmosferas, a velocidades de até 50.000 rpm e com temperatura variando de -200 graus C a 650 graus.

 

COMPONENTES DO SELO MECÂNICO;

Os componentes básicos em vedações mecânicas incluem os seguintes

– Uma face de vedação estacionária

– Uma face de vedação rotativa

– Um selo secundário estático para a face estacionária.

– Um vedante secundário estático para face giratória.

– Uma mola ou um fole para pressionar as faces de vedação juntas.

– Um sistema para lavar a área de vedação.

– Um método para evitar o deslizamento das faces de vedação (chavetas, pinos ou atrito do selo secundário).

 

Em uma vedação mecânica simples, a face de vedação rotativa atua como o anel de vedação primário e a face de vedação estacionária como anel de acoplamento. O anel de vedação primário é montado com flexibilidade no conjunto da cabeça de vedação, que gira com o eixo e o anel de acoplamento é montado na placa da bucha da bomba. O conjunto da cabeça de vedação consiste no método de condução e no método de pressionar as duas faces do anel de vedação axialmente. As vedações secundárias (elastômeros) são instaladas no espaço confinado entre o anel de vedação giratório e o eixo ou a luva, e no espaço confinado entre o anel estacionário e a placa da bucha.

 

Veja em nossa linha de produtos Rubbertech todas os tipos e funções.


    Compartilhar: